domingo, junho 26, 2005

netlabel scene

Uma netlabel é uma editora de música online. Música original distribuida com a autorização do autor.

Não confundir com a chamada mp3scene - nome dado aos grupos de pessoas que se concentram em distribuir versões mp3 de alta qualidade de albums distribuidos em vinil e cd.

As netlabels nasceram da demoscene, grupos que faziam releases de musicdisks (diskettes com várias músicas originais), programadas em formatos próprios (os conhecidos .mod .xm .it), que cresceram para uma sub-cultura própria.

Com a chegada da internet e formatos de codificação de informação mais avançados, o formato .mp3 ganhou popularidade e os musicgroups começaram a adoptá-lo.

Hoje em dia assiste-se a um boom de netlabels dada as recentes maiores facilidades de obtenção de locais de distribuição gratuita, quer para os distribuidores quer para os utilizadores interessados em fazer download das músicas, facultadas pelos arquivos da scene.org e archive.org, e o crescente interesse na aceitação da utilização de tecnologia p2p (soulseek, bittorrent) para fins não ilegitimos.

De facto hoje em dia existem centenas de netlabels activas, algumas delas ainda com relações estreitas com a demoscene. Muitas outras sem ideia de quem assegurou a presença das netlabels nos arquivos que estão a ser utilizados.

Em Portugal existem 5 netlabels activas de momento:
- enoughrecords
- test tube
- MiMi
- You Are Not Stealing Records
- Merzbau

Este blog pretende cobrir o desenvolvimento da netlabel scene em portugal em vários pontos:
- divulgação da actividade das netlabels portuguesas
- divulgação da actividade de artistas portugueses em netlabels estrangeiras
- divulgação e debate de notícias relativas à tecnologia p2p
- divulgação e debate de notícias relativas à adopção, e aplicabilidade em diferentes situações, de licenças sobre direitos digitais de autor

demoscene?

O que é a demoscene?

A demoscene é a comunidade criade em torno da arte de fazer demos: animações audiovisuais executadas em tempo real por uma máquina, criadas com o objectivo de demonstrar a capacidade da máquina e dos criadores, os chamados demosceners.

Ser demoscener é ser masoquista. Programar por gosto, desenhar por tédio, criar algo virtual por necessidade incorpórea. Ser herói desconhecido, artista que não se vende, utópico desmedido. É acreditar em poder ser melhor, investir desmedidamente, quebrar os próprios limites. É ser inspirado e servir de inspiração. Querer ser um Deus viciado em arte digital.

A demoscene cresceu com os ideais de liberdade e criatividade digital. Grupos que distribuiam jogos gratuitamente no final dos anos 80, sentiram a necessidade de mostrar a sua criatividade artistica através de competições realizadas em demoparties, eventos ainda hoje realizados de 1 fim de semana onde demosceners se juntam para trocar impressões e celebrar a divulgação das suas novas criações.

As culturas co-relacionadas à demoscene são varias:
- criação de cracks e trainers para jogos
- desenvolvimento de jogos
- phreaking / hacking
- distribuição digital de media
- programação de algoritmos de compressão
- mod tracking scene / netlabel scene
- arte 8bit/retro
- arte modo texto
- homedev consolas
- vj'ing
- organização de eventos arte digital

quarta-feira, junho 22, 2005

workshop @ penafiel lanparty

A associação inércia irá estar presente na penafiel lanparty, que decorrerá de 1 a 3 de julho em penafiel, para dar uma workshop sobre a origem e estado actual da demoscene em Portugal e no estrangeiro. Mais do que simplesmente mostrar umas demos, o objectivo passa por captivar a atenção e interesse dos presentes no evento para a arte de fazer demos e as subculturas relacionadas.

Apareçam e façam perguntas. ^^