domingo, junho 26, 2005

netlabel scene

Uma netlabel é uma editora de música online. Música original distribuida com a autorização do autor.

Não confundir com a chamada mp3scene - nome dado aos grupos de pessoas que se concentram em distribuir versões mp3 de alta qualidade de albums distribuidos em vinil e cd.

As netlabels nasceram da demoscene, grupos que faziam releases de musicdisks (diskettes com várias músicas originais), programadas em formatos próprios (os conhecidos .mod .xm .it), que cresceram para uma sub-cultura própria.

Com a chegada da internet e formatos de codificação de informação mais avançados, o formato .mp3 ganhou popularidade e os musicgroups começaram a adoptá-lo.

Hoje em dia assiste-se a um boom de netlabels dada as recentes maiores facilidades de obtenção de locais de distribuição gratuita, quer para os distribuidores quer para os utilizadores interessados em fazer download das músicas, facultadas pelos arquivos da scene.org e archive.org, e o crescente interesse na aceitação da utilização de tecnologia p2p (soulseek, bittorrent) para fins não ilegitimos.

De facto hoje em dia existem centenas de netlabels activas, algumas delas ainda com relações estreitas com a demoscene. Muitas outras sem ideia de quem assegurou a presença das netlabels nos arquivos que estão a ser utilizados.

Em Portugal existem 5 netlabels activas de momento:
- enoughrecords
- test tube
- MiMi
- You Are Not Stealing Records
- Merzbau

Este blog pretende cobrir o desenvolvimento da netlabel scene em portugal em vários pontos:
- divulgação da actividade das netlabels portuguesas
- divulgação da actividade de artistas portugueses em netlabels estrangeiras
- divulgação e debate de notícias relativas à tecnologia p2p
- divulgação e debate de notícias relativas à adopção, e aplicabilidade em diferentes situações, de licenças sobre direitos digitais de autor

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

olá

boa sorte com o blog, da minha parte gostava apenas de dizer que trabalho com trackers há 15 anos, daí que os mod's e xm's me são muito familiares. mas nem foi por usarmos ainda o fast tracker para fazer musica que decidimos criar a netlabel, daí que a ligação de uma coisa à outra não seja "obrigatoria".

joão mascarenhas - stealing orchestra - you are not stealing records

16/2/06 17:29  

Enviar um comentário

<< Inicio