sábado, janeiro 21, 2006

manifesto, pedido, whatever... (copy paste do post no forum da scene.org)

Nos ultimos 5 anos tenho contribuído activamente para a divulgação da demoscene em Portugal, quer através da organização de demopoarties e demoshows, quer através de divulgação pessoal em websites, demoparties e outros. Há cerca de 2 semanas, foi o 5º aniversário da primeira party em Portugal que ditou o renascer da demoscene nacional: kep00 foi a plataforma de lançamento para todas as edições da inérciademoparty que se seguiram.

E o que conseguimos em 5 anos? Um evento anual de dimensões reduzidas, com um total de 50 produções nestes 5 anos de existência (excluíndo fast compos, música e gráficos). Conseguimos criar uma pequena comunidade de sceners que se juntam para beber uns copos, ir a demoparties no estrangeiro e falar por chat no irc, trocando ideias sobre tudo e mais alguma coisa.

Às vezes, sabe a pouco. Quando começámos isto, há uns tempos atrás, tinha em mente um crescimento exponencial nos primeiros 5 anos, que depois abrandaria até estabilizar num número de sceners portugueses da ordem dos 750 ou 1000. Os ares da Holanda, quiçá algum vestígio de marijuana ou cogumelos mágicos na atmosfera, foram os responsáveis por tamanho optimismo, e a verdade nua e crua arrancou-me desse mundo de fantasia: o número de sceners em Portugal não ultrapassa os 30. E não estamos a falar de sceners activos, senão os dedos das mãos devem chegar.

Como é que é possível? Será que a demoscene não é uma subcultura apelativa? Será que a Inércia não está a desenvolver um bom trabalho de divulgação? Será que o público em geral não concebe o computador como instrumento criativo?

Pode ser que uma mistura destes motivos todos esteja na origem da escassez de sceners cá dentro. Basta atravessar a fronteira e ver diversos grupos a organizar demoparties, criando assim uma concorrência salutar e dinâmica. Em Espanha, assim como noutros países europeus, a arte digital é vista com olhos mais curiosos e atentos, aqui em Portugal ainda é muito identificada com desenhos animados e vídeo-jogos.

Torna-se, então, imprescindível criar infraestruturas para que a demoscene se possa desenvolver em Portugal. Teria de haver pessoas interessadas, com meios (temporários, financeiros e estruturais) dispostas a apoiar esta causa.

E onde estão elas? Porque não as vemos em lado nenhum?

Em 2006, a inérciaDemoparty irá acontecer, como não podia deixar de ser, reunindo aficcionados e menos aficcionados, e isso por si trará a continuidade necessária para o projecto da Inércia. A novidade é, sem sobra de dúvidas, a magnitude do evento e a projecção que a party terá para o futuro. Enquanto que não posso fornecer detalhes neste momento, posso adiantar que o evento estará à altura de qualquer demoparty estrangeira (talvez mesmo breakpoint ou assembly).

Estará, ou estaria, não fosse o número de sceners tão baixo. Por isso, e pensando no que a casa gasta, tive esta ideia de vos pedir, a vós, sceners e interessados:

PRODUZAM! VISITEM PARTIES LÁ FORA! MOSTREM-SE! CRIEM PONTES DE COMUNICAÇÃO COM OUTROS SCENERS! PRODUZAM! FAÇAM PERGUNTAS, QUE NÓS TENTAREMOS RESPONDER! E POR FAVOR, PRODUZAM!!!

E nem é por nacionalismo que gostava que a scene portuguesa fosse activa, é para não ter de me deslocar mais de 500km para ir a uma demoparty em condições! :)

Um abraço,
Jorge "jeenio" Silva

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Votações para o Public Choice Scene Award abertas

Apartir de agora, e até 28 de Fevereiro já podes votar na tua produção favorita do passado ano, pois as votações para o Public Choice Scene Award já começaram.
Os scene awards são o mais prestigiado prémio que um scener pode receber, realizam-se todos os anos desde 2002 e são apresentados na Breakpoint, a maior demoparty do universo.
Aqui estão algumas sugestões:

O Efeito Japones, alien)(dream <- a sério... é bom vejam, recomendo :)
...e lembrem-se! Não votem na primeira prod que virem, pois as melhores prods vêm de onde não se espera.

TextMode Demo Compo

As produções da competição de textmode anual já estão disponiveis.
Tem algumas coisas engraçadas..

domingo, janeiro 01, 2006

Além de nós os 5, quem mais lê este blog?

Caros leitores deste blog,

Antes de mais, um bom ano novo! Que 2006 vos traga muita alegria, felicidade, contentamento e boa-disposição!

E só para ter uma ideia de quem lê este blog, por favor digam "olá" nos comments. ok?

Então vá.