domingo, novembro 16, 2008

LCD Talks #2: “Human – Computer Interfaces: Mapeamento, imersão e interacção do corpo na era digital”

Transcrevo informação do blog do Laboratório de Criação Digital acerca das suas actividades, julgo serem do interesse de qualquer pessoa metida nos audiovisuais. Eu pelo menos vou dar lá um salto nesta terça.

"Por forma a continuar com a iniciativa “LCD Talks” e dado o sucesso da sessão inaugural com Filipe Cruz, é com prazer que anuncio a segunda edição das “LCD Talks”, já no próximo dia 18 de Novembro por volta das 21:30, no espaço do Laboratório de Criação Digital na Galeria Arménio Losa em S. Mamede de Infesta. A entrada, tal como a participação nas actividades do LCD, é livre.

O convidado para esta nova edição é Tiago Dionísio, que nos irá falar sobre a interacção do corpo no meio digital, especificamente de instalações reactivas. Sobre a “LCD Talk”:

A concepção, design e desenvolvimento de interfaces humano–computador intuitivas e não intrusivas, no âmbito das Artes Interactivas e Performativas, implicam técnicas de visão por computador e algoritmos computacionais que capturam e analizam a forma, os gestos e os movimentos do corpo do utilizador. Neste processo, é criada uma representação digital do corpo que permite interagir, em tempo-real, no espaço digital. Os objectos audiovisuais, gerados nesta interacção, definem uma composição sonora e visualmente dinâmica que modifica a percepção e concepção que o sujeito tem de si e do que o rodeia, impondo-o a uma permanente reformulação e adapção, num profundo e significante ciclo de feedback.

Tiago Dionísio nasceu em Lisboa, em 1974. Desenvolve interfaces reactivas ao corpo através da aplicação de técnicas de visão por computador, no âmbito da Arte Interactiva e da Performance, que analizam a forma, o movimento e a sonoridade do corpo, e extendem o contexto de subjectividade do interveniente. Foi bolseiro no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, na Universidade Católica Portuguesa. Fequentou o mestrado em Computação Gráfica e Realidade Virtual, na Universidade do Minho, e licenciou-se em Som e Imagem, especialização em Artes Digitais, na Escola das Artes - UCP."

1 Comentários:

Blogger Filipe 'ps' Cruz disse...

cool stuff

19/11/08 11:42  

Enviar um comentário

<< Inicio