segunda-feira, agosto 27, 2007

virtual scene party report

durante a minha visita à sérbia para conhecer algumas das pessoas dos kosmoplovci, com quem tenho colaborado em algumas demos ultimamente, aproveitei a ocasião para visitar uma demoparty local, à 2 anos que não era organizada uma demoparty neste pais.

há que explicar que a maior parte dos sceners deste pais rendeu-se aos empregos mal pagos das 9 as 17 no outsourcing extrangeiro após algumas desventuras com empresas de videojogos e dificuldades em rentabilizar a mostra da sua arte, quer desenhada quer musical, dentro e especialmente fora do pais. as repercusões da separação da jugoslávia ainda se fazem sentir. o governo aparenta fazer nada para promover a arte digital e criação de novas empresas domésticas com expansão externa. pequenos negócios orientados ao capital estrangeiro simplesmente não é viável, e a promoção doméstica baseia-se no pagar para tocar sem publico interessado.

neste cenário realiza-se um evento que mostra demos num recinto desportivo a cair aos pedaços (tem outro na cidade, mais no centro, mas é só usado como fachada), tem um sistema de som e um projector com ecran gigante que foi usado todo o dia e toda a noite para mostrar meia demologia dos MFX a uma duzia de sceners e ex-sceners que se deram ao trabalho de aparecer, enquanto que os miudos locais entram e saem curiosos com o que se passa.

as mesas para os computadores foram arranjadas na altura, escusado será dizer que lhes tinha sido prometido aos organizadores internet wireless e não a tiveram. ao todo durante a manha de sabado para domingo ja havia menos de meia duzia de pessoas presentes no local, muitos dos sceners que apareceram estiveram somente presentes por umas horas para dizer olá e voltaram a casa durante a noite.

as produções em si existiram em todas as competições propostas, um par de jogos, muita arte digital amadora, graffitis, modelos 3d, algumas musicas decentes, alguns videos de qualidade duvidosa e um par de demos feitas às 3 pancadas. a unica produção mais sóbria, se bem que extremamente experimental foi mesmo o video quad dos kosmoplovci.

fica a sensação que ainda há gente interessada, uns mais novos do que outros, na arte digital livre na sérbia. falta é alguma direcção e apoio para se desenvolver de volta ao que outrora chegou a ser.

foi uma boa experiencia, as produções devem ir online em breve, e o jailbird dos booze design até tirou algumas fotos, a ver se o consigo convencer a disponibilizar-las online na slengpung por exemplo.