terça-feira, agosto 14, 2007

evoke 2007 report


Sendo o 10 aniversario da evoke, tornou-se imperativa a minha presença neste evento.
Viagem foi longa e diversificada, das 6 às 14:
- gaia->aeroporto maia de metro
- OPO->HHN de aviao pela ryanair
- frankfurt hahn->koln de autocarro
- koln bahnhoff->koln erfeldstad de comboio
mais uns minutos a pé a tentar reconhecer os arredores, finalmente dei com o sitio, mesmo aspecto dos ultimos 3 anos.
Ainda não se encontrava muita gente no local para além dos organizadores e um par de outras personagens scenófilas.
Depois de um breve olá a todas as caras conhecidas e responder a um par de inquisições sobre a localização do jeenio abanquei no sofá de entrada a comer a fruta que os organizadores tradicionalmente oferecem aos visitantes. Alguns momentos mais tarde chega Unlock/Vantage para perguntar novamente onde está o jeenio e discutir o futuro existencial da PAiN perante a nova ameaça no mercado, a Zine. Com a chegada de Ghandy conheço uma nova personagem histórica de seu nome Sphinx dos Danish Gold, um senhor simpático com enorme sentido de humor que começou a sua carreira na demoscene como trader em 1988. Toca um telemovel, era o SirGarbageTruck a perguntar ao Sphinx como chegar ao partyplace, após mais um par de telefonemas o veterano decide-se a ir Truck-hunting enquanto eu me dedico a jogar Asteroids no Vectrex posicionada na entrada e converso com algumas pessoas que vão entrando e saindo do recinto.
Breve excursão ao burgerking para uma injeção de plástico de pior qualidade com o Unlock, voltamos para o partyplace e instalamonos no nosso dominio, a zona de chillout.

Ao chegar da terceira cerveja o VIP lounge no outro lado do local já começa a fazer os seus djsets serem ouvidos por todo o partyplace, soundtracks de demos famosas e o ocasional EBM ou não tivesse o kb já orientado os pratos.

Chegam espanhois e outras caras conhecidas enquanto preparo uma garrafa de salmiaki koskenkorva com o vodka do Sphinx e os turkish pepper do Truck. Depois da cerimonia de abertura e do anuncio do vencedor da competição da intel deste ano (já agora, foram os Still), veio o demoshow da mitica personagem Crest, um best of de 10 anos de Evoke, que surrealmente não mostrou a minha querida demo vencedora de 2000, True / Haujobb + Calodox. Fiquei deprimido e decidi ir antes ao evento de netlabels que se realizava a escassos metros do recinto com entrada gratuita para os visitantes da Evoke. Pelo caminho encontro os Limp Ninjas retornados recentemente da Assembly.
O sub-evento de netlabels era num local escuro e pequeno, com vários projectores para os vjs convidados. A maioria dos djs eram sceners ou ex-sceners, infelizmente ao contrario do que dava a entender o cartaz so havia um unico live act, que consistiu num set de dub interlocutado com jingles de videojogos, nem era mau mas encaixado a seguir a um djset de drum and bass ficou caiu um bocado mal, as cervejas oferecidas pelo desconhecido suiço amigo do unlock e as conversas com o dominei ajudaram a passar o tempo, quando notamos que a seguir ao dub vinha djset de dubstep rendemonos a evidencia que os preços do alcool naquele local eram altos demais e voltamos para o partyplace, as ruas que durante o dia estavam quase vazias encontravam-se agora apinhadas de juventude metida nos copos à procura de diversão nas várias discotecas que rodeiam o local. De regresso paramos num kiosk para comprar mais kolsch barata (garrafas de meio litro a 1,20e) que foi parcialmente doada na entrada a um dos patrocinadores da evoke deste ano, um representante da Commodore Gamming.

A restante cerveja foi trocada temporariamente por cigarros mágicos oferecidos pelos proprios organizadores. Um las/0ok atarefado regojiza-se de ter limpo mais um bug no seu softsynth, membros dos ultrasound queixam-se que não tiveram tempo de fazer musica para a competição. A festa continua pela noite dentro com mostragem de demos e djsets aleatórios, eu tento dormir no chillout. acabo por obter algum sucesso mas acordo com a aragem gelada causada pelo dono do stand de catering a tentar arejar o recinto. Considero várias maneiras de o trocidar enquanto limpo o nariz de mais uns pingos da constipação já previamente adquirida em terras lusas.
O segundo dia começa com o idling na area dos organizadores e uma conversa com um programador de C64 DTV dos TRSI sobre a capacidade do som na máquina. Como mais uma pera enquanto o Steeler toca IDM no seu portatil. Vejo o email, corrijo uns erros na pouet e vou falando com quem vai passando, tentativa desesperada de ignorar a traça no estômago enquanto as pessoas vão em excursão à procura dos chuveiros. Dentro passa-se um seminario da Intel. Lá fora o tempo está de sol e o streetuff anima os ressacados com electrogrindcore e polka filandes proveniente do seu boombox portatil com leitor de usb.
A tarde é passada a socializar cá fora e lá dentro, lentamente as competições vão-se sucedendo e cresce o sentimento de culpa de não ter participado em nada este ano.
A surpresa chega com a excelente qualidade da competição wild e remata com uma bastante decente competição de demos. Facilmente destroçando as baixas expectativas da fraca qualidade do ano anterior e poucas entries nas competições de intro este ano. Valeu a pena guardar o lugar sentado na fila da frente. Quem não viu o stream pela demoscene.tv perdeu a actuação colectiva espontanea perante a revelaçao do Rob is Jarig após anuncio de passagem de uma demo dos farbrausch entitulada debris 2: after the storm.
Deixo para a pouet a descrição das produções apresentadas.
Limito-me a acrescentar que o concerto de 303f foi excelente, a atmosfera na ultima noite no exterior o verdadeiro amor, os resultados da votação sairam esquisitos como sempre e foi com pena que abandonei o recinto no dia seguinte.


Mais logo nessa mesma noite houve a habitual after party com os organizadores e visitantes que ainda não se deram ao trabalho de ir para casa, uns quantos Bypass e Speckdrum, RGBA e o amoroso Winden/Network. Deu para beber mais umas cervejas e ganhar uns jogos de matraquilhos com o Pandur contra uns locais.
Teve valor o evento mas não convenci ninguém a guiar de colónia até Winterthur para a Buenzli ou voar até Belgrado comigo para a Virtual Scene Party.
Fotos usadas retiradas da slengpung.

2 Comentários:

Blogger xernobyl disse...

Eu vi-te na televisão a conversar com o Sphinx. Pareceu-me o alien na altura...

14/8/07 21:53  
Blogger Raistlin disse...

Mas que grande logo tem a Evoke este ano! Já o tinha visto antes e agora continua a brilhar!

15/8/07 00:59  

Enviar um comentário

<< Inicio